TEMÁTICO - DESFILE FARROUPILHA 2012

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

VIDA GAÚCHA - USOS, COSTUMES E SENTIMENTOS!

BUENAS PESSOAL!!!
 

Somos perguntados: "Nosso sentimento de Pátria Rio-Grandense se exalta no mês de Setembro????"
Nossa resposta:
NÃO. NOSSO SENTIMENTO DE PÁTRIA RIO-GRANDENSE E BRASILEIRA É CONSTANTE E PERMANENTE!!!!
Porém nossos festejos  em tempos antigos ficava restrito ao dia 20 de Setembro, comemorando a epopéia farroupilha, virou FERIADO, virou SEMANA FARROUPILHA, virou FESTEJOS FARROUPILHA e,  já a muito tempo trabalhamos o ano inteiro planejando, cultuando, curtido, esperando, ....,  nos fortalecendo na preservação de nossas tradições com olhos no futuro de todos os rincões do planeta!!!!
Antigamente registrávamos através do "chasque com carvão, bico de pena, tipografias, ...."
Hoje por vídeos, gravações de áudio, imagem, .... espalhadas para o mundo instantâneamente!!!!
PARA CERTIFICAR TUDO ISSO, REGISTRANDO PARA NOSSA HISTÓRIA, VIVÊNCIAS DE NOSSA CULTURA, apresentamos alguns retratos dos feitos gaúchos e tradicionalistas  com muitos Amigos conduzindo uma única bandeira - nossa guia, tecida pela igualdade, justiça, humanidade e liberdade!!!!
Assista o video no linck abaixo contando o translado da Centelha da Chama Crioula de Venâncio Aires até a Capital Internacional  dos Gaúchos e inauguração do prédio Sede da 1ª Região Tradicionalista Gaúcha, ocorrido em 23.8.2012!!!
 



 









 

 

 

 
crédito fotografo LUCIANO LANES,
PMPA- 2012 - centelha da Chama Farroupilha







Forte abraço gaúcho à Todos!!!
 
VITOR HUGO SILVA POCHMANN,
Jornalista DRT 16211 RS
gestor deste blog
 



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CENTELHA DA CHAMA CRIOULA 2012 - INAUGUARAÇÃO DA SEDE 1ª RT - RS -MTG

SAUDAÇÕES TRADICIONALISTA GAÚCHA TCHÊ!!!!
Buenas Coordenadoria da 1ª REGIÃO TRADICIONALISTA,
"sonho sonhado de muitos anos hoje é realidade!!!"
 
Chama Crioula, é o simbolo maior do tradicionalismo gaúcho!
 
Centelha da CHAMA CRIOULA  chega a Porto Alegre, a pata do cavalo, desde Venâncio Aires, conduzida pelo Comandante de Cavalgadas da 1ª RT - MTG - RS - Solon Silva, um dos fundadores do Piquete "SENTINELAS DA CHAMA" - pique incumbido pelo Coordenador da 1ª RT - Nairioli Antunes Callegaro, que percorreu aproximadamente 200 km,  para trazer a centelha até a Capital do Gaúchos!
Juntamente com inúmeras autoridades públicas e da comunidade, entre Secretários de Estado, Secretários Municipais, Prefeito de POA, Diretores do Patrimônio Estadual, Presidências do MTG, IGTF, CBTF, Prendas e Peões, integrantes da comunidade Porto-Alegrense, apoiados pela Patronagem da 1ª RT,  hoje 23.8.12, ocorreu cerimonial de recebimento da centelha que no dia 07 de setembro, unificada com a centelha da Chama da Pátria, no Parque Maurício Sirotiski = Parque Harmonia, dará abertura oficial dos festejos no Acampamento Farroupilha!!!!
As fotos do Diretor Social Vitor Hugo Pochmann, juntamente com as fotos de Luciano Lanes - PMPA,   registram parcialmente o grande evento tradicionalista, que dá início ao um novo momento histórico na cultura do Rio Grande do Sul.

FORTE ABRAÇO GAÚCHO À TODOS!!!!

VITOR HUGO SILVA POCHMANN,
Diretor Social - 1ª RT-MTG-RS
Jornalista RPR 16211-RS
contatos 99556874 - social@1rtrs.com.br

SEMANA FARROUPILHA - 23/08/2012
Recebimento da Centelha Farroupilha
Foto: Luciano Lanes/PMPA
SEMANA FARROUPILHA - 23/08/2012
Recebimento da Centelha Farroupilha
Foto: Luciano Lanes/PMPA

SEMANA FARROUPILHA - 23/08/2012
Recebimento da Centelha Farroupilha
Foto: Luciano Lanes/PMPA
FOTOS = VITOR POCHMANN










 







domingo, 19 de agosto de 2012

ACENDIMENTO DA CHAMA 2012 - FESTEJOS FARROUPILHA

BUENAS PESSOAL!
          Testemunhamos mais uma página da histórico do Rio Grande do Sul, sob a responsabilidade do MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO, que recebeu honrosamente 30 regiões tradicionalistas representando todos municípios do RGS, agregando a visita de 9  (NOVE - EU DISSE NOVE) estados integrantes da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha - CBTG!
          O símbulo tradicionalista gaúcho - Chama Crioula - que representa a luta de nossos antepassados e a constante vigilia de todos os gaúchos, especialmente os RIO GRANDENSES, pela manutenção da PAZ, DA JUSTIÇA, DA IGUALDADE E DA MELHORIA DE CONDIÇÕES DE VIDA DE TODOS OS SERES VIVOS SEM DIFERENCIAÇÃO - HUMANOS, ANIMAIS, FLORA, FAUNA, .....PRESERVAÇÃO DO AR, DA ÁGUA, ...., DO DIREITO DE EXPRESSÃO, DIREITO DE ????? QUALQUER COISA QUE SEJA VERDADEIRA E RESPEITE O PRÓXIMO!!!!!
          Simplesmente, principio e fim, com valores de IGUALDADE, HUMANIDADE E LIBERDADE!!!!!
          Na pata do cavalo, na charrete ou qualquer meio de locomoção, especialmente a pé, levamos ideais e sonhos a todos os cantos do mundo, aqui no Rio Grande simbolizado pela CHAMA CRIOULA - FOGO SIMBÓLICO TRADICIONALISTA GAÚCHO universal, que gritam LIBERDADE!!!!! VERDADE!!!!! CORAGEM!!!! RESPEITO!!!! AMIZADE!!! AMOR AO PRÓMIXO INDEPENDENTE DE COR, DE CRENÇA, DE NÍVEL SOCIAL, DE ETNIA, DE OPÇÃO .....!!!!!
TRADICIONALISMO GAÚCHO, para mim, e creio para todos os gaúchos de todos os rincões, pode ser resumido em três valores do século XXI = RESPEITO, CONSCIÊNCIA DO BEM COMUM ANTES DE TUDO, IDEAIS HONESTOS DE DIAS MELHORES.
Com esse sentimento, muitas vezes me postei no lombo do cavalo conduzindo bandeiras e o simbolo maior do tradicionalismo- a "CHAMA CRIOULA"!!!!
          Este ano experimentei a emoção da platéia, do cidadão que assiste e se emociona ao houvir autoridades que falam a verdade ou dos ideais que buscamos, assisti grupos do mais simples a pé, a cavalo, numa carroça ou charrete, aos mais bem postados em suas montarias, igualados apenas por seguirem um símbulo comum - "A CHAMA CRIOULA" - A CHAMA DA VERDADE, A CHAMA DE JUSTIÇA HOJE E AMANHÃ, "A CHAMA DA VIDA TCHÊ"!!!!!
          Para todos que tiveram a paciência de ler este chasque taí a prova: MUITOS RETRATOS.(são mais de 400 - vamos postando aos poquitos Tchê! - volte ao chasque que possivelmente verá novos retratos)
FORTE ABRAÇO GAÚCHO À TODOS!!!!
       
Vitor Hugo Silva Pochmann,
Jornalista RPR - 16211 - RS
Fone 99556874 - email vitorpochmann@ibest.com.br